No Programa de Verão do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFABC  são  ofertadas disciplinas de  final de graduação. O programa tem como público alvo

• estudantes de graduação em matemática e/ou áreas afins;
  • estudantes que pretender realizar o mestrado no Mestrado em Matemática da UFABC;

O curso de verão oferecerá a disciplina em nível de graduação:

Álgebra Linear.

Período: de 06 e 30 de Janeiro de 2015, de terça a sexta-feira, das 14 às 17 horas.

Local: Sala 407, bloco B,  Campus Santo André da Universidade Federal do ABC, localizado na Avenida dos Estados, nº 5.001, bairro Bangu, Santo André, Estado de São Paulo.

Ementa

Corpos; Espaço Vetorial sobre um corpo; Base e dimensão; Espaços Quocientes, Funcionais Lineares;

Espaços Duais; Complexificação; Transformações Lineares; Espaços Invariantes;

Forma de Jordan Complexa e Real.

Bibliografia

COELHO, F. U., LOURENÇO, M. L. Um Curso de Análise Linear. Ed. da Univ. de São Paulo. EDUSP. 2001.

LIMA, E.L. älgebra Linear. Coleção Matemática Universitária. IMPA. 2012.

HOFFMAN, K. KUNZE, R. Linear Álgebra. Prentice Hall. 1971.

KOSTRIKIN, A.I., MANIN, Y.I. Linear Álgebra and Geometry. Gordon and Breach. 1989.

O período de inscrições será de 09 a 15 de Dezembro de 2014. As inscrições serão feitas por meio do envio de arquivo em formato PDF do histórico escolar da graduação para o endereço ppg.matematica@ufabc.edu.br, sob o assunto “Inscrição para curso de verão 2015”. Haverá trinta vagas para o curso de verão. Se o número total de interessados ultrapassar as vagas disponíveis, será dada prioridade aos candidatos aprovados condicionalmente no processo seletivo do mestrado (de acordo com o constante no edital de seleção). As vagas restantes serão distribuídas em seleção por análise do histórico escolar da graduação. A critério da comissão de seleção, poderão ser abertas mais vagas. A lista de candidatos aceitos para o curso de verão será divulgada na página eletrônica do programa, até o dia 20 de Dezembro de 2014.