Seminário Sexta 17/02

Palestrante: Prof. Ricardo dos Santos Freire Jr. (IME-USP)
horário: às 13hs
data: 17/02

local: sala  S303-1 Bloco A

Título: Otimização Ergódica e Formalismo Termodinâmico para shifts de Markov com infinitos símbolos

Resumo: Apresentamos diversos resultados recentes desde a existência de medidas maximizantes [1], existência de estados de equilíbrio e limites a temperatura zero [2], até Princípios de Grandes Desvios [3] e alguns fenômenos de transição de fase [1] em shifts de Markov com infinitos símbolos, particularmente no contexto amplo que medidas de Gibbs não existem. ([1] em colaboração com R. Bissacot, [2] em colaboração com V. Vargas, [3] em colaboração com J. Chauta)

Obs: A presença nos seminários é obrigatória para os alunos das disciplinas Seminários do Programa de Matemática I/IV

logotipocmcc

No Programa de Verão do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFABC  são  ofertadas disciplinas de  final de graduação. O programa tem como público alvo

- estudantes de graduação em matemática e/ou áreas afins;

- estudantes que pretendem cursar o Mestrado em Matemática da UFABC;

Veja maiores informações em:

Curso de Verão 2017

Pós Graduação em Matemática

Mestrado e Doutorado em Matemática

Universidade Federal do ABC - UFABC

UFABC

Email: ppg.matematica@ufabc.edu.br

Telefone para contato: 11-4996-0088 e 4996-0099.

Endereço: Av dos Estados, 5001 - Bairro Bangu - Santo André - SP

Portal Periódicos Capes