Orientações Gerais

Recomendamos que todos os ingressantes consultem o Manual do Estudante de Pós-Graduação da UFABC antes de iniciarem suas atividades acadêmicas. O documento foi preparado especificamente para facilitar a interação dos pós-graduandos com os diversos setores administrativos, oferecendo um panorama da Universidade e dos procedimentos da Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Nele você encontrará respostas às dúvidas mais frequentes sobre matrícula, bolsas, normas acadêmicas, uso de laboratórios e demais serviços institucionais. A leitura atenta do manual agiliza rotinas, evita contratempos e permite que você aproveite ao máximo os recursos disponíveis durante sua permanência no programa. A versão atualizada está disponível no site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação; consulte-a sempre que precisar de orientação.

Manual do Estudante

Informações sobre matrícula

Acesse http://propg.ufabc.edu.br/matriculas/ para datas, local e orientações gerais para matrícula de alunos regulares ingressantes e veteranos, bem como de alunos especiais.

Os discentes de mestrado da UFABC que tenham sido aprovados em processo seletivo de ingresso no doutorado da UFABC devem estar cientes de que só poderão se matricular no doutorado após a entrega da versão final da dissertação de mestrado. 

Normas para Elaboração de Dissertação e Tese

O trabalho final de Dissertação ou Tese (cujo modelo LaTeX pode ser encontrado aqui) deverá seguir um formato padrão composto de itens obrigatórios e opcionais, conforme descrito em https://propg.ufabc.edu.br/elaboracao-da-versao-final/

Agendamento de Defesas

O agendamento de defesas (qualificação ou defesa final) deve ser feito exclusivamente pelo sistema SIGAA. Orientações detalhadas sobre como cadastrar a banca e prazos para envio de documentos estão disponíveis no site da PROPG. Acesse as instruções completas aqui: https://propg.ufabc.edu.br/bancas-de-defesa/

Formulários e Solicitações

Diversas solicitações relacionadas à vida acadêmica podem ser feitas por meio de formulários disponibilizados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG). Esses formulários abrangem desde alterações no curso até pedidos de prorrogação de prazos.

Acesse a lista completa e atualizada de formulários no site da PROPG: https://propg.ufabc.edu.br/formulario/

Principais solicitações disponíveis:

  • Aceite de orientação, coorientação ou substituição de orientador
  • Prorrogação de prazo de qualificação ou defesa
  • Mudança de orientador
  • Reconhecimento de créditos por atividades complementares
  • Aproveitamento, convalidação ou transferência de disciplinas
  • Atestado de bolsa ou matrícula (alguns disponíveis diretamente pelo SIGAA)
  • Desligamento do curso / matrícula fora do prazo
  • Trancamento de matrícula

Estágio de docência

A disciplina de Estágio de Docência é obrigatória para bolsistas CAPES, e é regulamentada pela resolução ConsEPE Nº 75 . Destacamos:

Art. 4º As seguintes atividades acadêmicas poderão ser desenvolvidas pelo aluno no Estágio de Docência:

I- contribuir na elaboração do plano de curso e/ou de aula;

II- preparar aulas teóricas e/ou práticas;

III- ministrar aulas teóricas e/ou práticas, com o máximo de 30% da carga horária total da disciplina;

IV- corrigir exercícios e/ou provas e

V- acompanhar as avaliações de aprendizagem.

Procedimento para abertura de turma

Encaminhar plano de atividades (modelo) preenchido e assinado pelo docente responsável para a coordenação do curso no email ppg.matematica@ufabc.edu.br. Após aprovação da coordenação, o aluno deve encaminhar o documento na sua solicitação de matrícula de aluno regular.

Relatório

No prazo máximo de 15 (quinze) dias após a conclusão da atividade de Estágio de Docência, o aluno deverá elaborar um relatório e enviá-lo ao professor coordenador da disciplina, para avaliação e possível atribuição de créditos e conceitos em seu histórico escolar. 

Modelo do plano e relatório de atividades

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